slider

Recent

Tecnologia do Blogger.

Popular Posts

Navigation

IV - CONSIDERAÇÕES FINAIS

O trabalho monográfico “Várzea, nossa terra: A história de um espaço geográfico produzido pelo homem” destaca a importância que atribuímos à dinâmica do conhecimento dessa história no desenvolvimento da conscientização histórica. A conscientização, como processo contínuo, vincula o ser humano às suas próprias experiências e à sociedade na qual ele vive, permitindo-lhe acesso ao cominho que leva à superação do isolamento social. Segundo as palavras do educador Paulo Freire: “A consciência é temporalizada. O homem é consciente e, na medida em que conhece, tende conhecer, tende a se comprometer com a própria realidade.”
O presente tema destaca a importância da relação entre o sujeito da história e o tempo histórico; os sujeitos que desempenham as ações e o tempo em que ocorrem essas ações, relacionando e comparando a realidade do presente com momentos significativos do passado, “as relações e as comparações entre o presente e o passado permitem uma compreensão da realidade numa dimensão histórica, que extrapola as explicações sustentadas apenas no passado ou só no presente imediato”. (PCNs, 2001. p. 39)
Para a realização deste trabalho científico foi necessário todo um processo de pesquisas através de fontes escritas e não escritas para a construção da história do município de Várzea, pertencente ao estado do Rio Grande do Norte, espaço este construído ao longo do tempo pelos antepassados e atuais moradores desta cidade, os mesmos deram uma rica contribuição no para a formação da identidade dessa comunidade.
Nesse sentido sabe-se, portanto que a história de um povo é inacabada, pois quem a constrói é o próprio homem, sendo o próprio sujeito ou protagonista da história dessa gente, cabe a todos os habitantes dessa comunidade conhecer suas origens, o que o tornará um sujeito reflexivo; procurando transformar sua própria realidade – “Quando o homem compreende sua realidade, pode levantar hipóteses sobre o desafio dessa realidade e procurar soluções. Assim, pode transforma-la e com seu trabalho pode criar um mundo próprio: seu eu e suas circunstâncias”. (FREIRE, 1983, P. 30).
Este trabalho será de grande relevância,, constituindo pois um documento escrito da origem deste povo, o qual será preservado e utilizado por todos a quem se interessarem pela história do município de várzea, conhecendo um pouco de sua origem, especificando aspectos relevantes, tais como: trajetória histórica, geografia, economia e cultural desta população. O mesmo possibilitará aos seus habitantes a uma consciência crítica-reflexiva sendo por este estimulada, permitindo que o sujeito reflita sobre sua própria história e realidade em que se encontra inserido.

“A construção do ser social, feita em boa parte pela educação, é a assimilação pelo indivíduo de uma série de normas e princípios – sejam morais, religiosos, éticos ou de comportamento – que batizam a conduta do indivíduo num grupo. O homem, mais do que formador da sociedade, é um produto dela” (DURKHEIM, 2009, p. 32)

Portanto esta monografia constitui um verdadeiro documento indispensável para o conhecimento da origem do povo do município de Várzea, este trabalho será de grande importância para todos os sujeitos envolvidos no processo dessa história.
Por fim estamos confiantes de que este trabalho monográfico contribuirá para o enriquecimentos da história desse município, assim como constituirá um subsídio imprescindível para pesquisadores, educadores, educandos e a quem se interessar conhecer a origem desse povo. Sugere-se pois que outros trabalhos deste porte possam ser produzidos, propondo temas direcionados ao conhecimento das origens de nossa terra, nossa gente,. dando continuidade a construção da história dessa comunidade que não pára. A história continua...
Share
Banner

Beto Bello

Post A Comment:

0 comments: